Corte a laser de metais: como é feito?

Corte a laser de metais: como é feito?

O corte a laser de metais é uma das formas mais comuns e conhecidas para cortar materiais metálicos com alta precisão. É um método utilizado em diversas áreas como nas indústrias automotivas, na construção civil e qualquer outra área que necessite da produção de cortes complexos e precisos. 

O corte a laser de metais é algo que sempre chama atenção, não é? Afinal, é possível produzir os mais variados cortes, com alta qualidade e mantendo uma ótima estética para as peças. 

Quer conhecer um pouco mais sobre este método de cortes de metais? Separamos algumas informações bem interessantes neste artigo. Confira!

Como é feito o corte a laser de metais?

Como o próprio nome diz, o corte é realizado por um feixe de laser, que corta o metal de forma rápida e muito eficiente. Veja como é realizado o processo:

Preparação do material e configuração da máquina

Como primeiro passo para a realização do trabalho é preparado todo o material necessário para o corte, principalmente a identificação do tipo de metal a ser cortado como o aço, o alumínio e inox, por exemplo. 

Após isso, é realizado os ajustes necessários na máquina de corte a laser com os parâmetros adequados para o tipo de metal a ser cortado, algo que deve ser levado em conta é a espessura. 

Geração do feixe de laser

Um feixe de laser é gerado por um ressonador, que pode ser de CO₂, fibra ou de estado sólido, o que depende da máquina utilizada. Com a geração do feixe, é necessário fazer a amplificação do mesmo. 

Então, o feixe é amplificado e direcionado por uma série de espelhos ou fibra óptica até a cabeça de corte da máquina, realizando o corte do metal. 

Foco do feixe e corte

É necessário focar o feixe de laser em um ponto pequeno usando uma lente de foco, concentrando a energia em um ponto específico na chapa de metal. A cabeça de corte pode incluir um sistema de controle automático de altura para manter a distância ideal entre a lente e o material.

Após o foco, o feixe começa a derreter, queimar ou vaporizar o material, criando assim uma fenda corte extremamente fina. Obviamente este processo é bastante rápido. O material fundido é expelido pela ação de um gás assistente (oxigênio, nitrogênio ou ar comprimido) que também ajuda a proteger a lente de sujeira e detritos.

Movimentação da cabeça de corte

A máquina de corte, geralmente, é controlada por um sistema de Controle Numérico por Computador, isso faz com que a cabeça de corte da máquina seja guiada ao longo do caminho já estabelecido. 

O software de controle traduz o desenho CAD (Desenho Assistido por Computador) em comandos precisos para movimentar a cabeça de corte.

Remoção e acabamento

Após o corte é realizada a remoção das peças da máquina e essas peças são inspecionadas para garantir que atendem às especificações. 

Dependendo da aplicação, as peças podem passar por processos adicionais como remoção de rebarbas, polimento ou tratamentos de superfície para melhorar a resistência à corrosão e a aparência.

Para a realização de todo esse processo, é sempre necessário contratar uma empresa especializada em corte a laser de metais, como a Conformetal. 

A Conformetal está no mercado há mais de 15 anos, oferecendo muita qualidade e satisfação em seus serviços. Acesse o site da Conformetal e conheça todos os trabalhos! 

Deixe um comentário